segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alimentação! para filhotes de canarios e como dar.

A L I M E N T A Ç Ã O   D O S   F I L H O T E S
A alimentação dos filhotes se baseia quase toda no ovo cozido.
Deve-se fornecer aos casais com filhotes deste que estes tenham nascido a farinhada com o ovo cozido passado na peneira. junto com 2 colheres de sopa da farinhada. Enquanto os filhotes não saírem do ninho, forneça aos pais papa de pão, almeirão, couve e a farinhada, se o criador optar pela papa de pão com leite, esta como a de água não deve permanecer o dia todo pois azedam.
Após os filhotes saírem do ninho, a alimentação será a mesma indicada acima, aos 28 a 32 dias os filhotes começaram a comer sozinhos, beliscando as folhas de almeirão, sementes, etc. Depois de separar os filhotes dos pais continue a dar a farinhada por mais alguns semanas até que comecem a quebrar e descascar as sementes.
 

C O M O   A L I M E N T A R   O S   F I L H O T E S
O criador pode ajudar a fêmea a tratar os filhotes com pouco desenvolvimento, será necessário o criador providenciar um palito de fósforo, ou um bastão afinado na ponta com 2mm mais ou menos. Observar bem se não ficou farpas ou pontas agudas.
Nos casos que as fêmeas não alimentam os filhotes devemos alimentar de 3 a 4 vezes por dia com papa de pão ou farinhada com ovo levemente umedecida para facilitar a absorção pelo filhote.
Retire o ninho com cuidado não assustando a fêmea; com movimentos feito no ninho os filhotes abrem o bico facilmente. Nos primeiros dias você poderá encontrar alguma dificuldade em alimentar o filhote, porque eles não param de mexer a cabeça, mas com a pratica e o tempo irá adquirir prática e os filhotes começarão a se firmar melhor, parando a cabeça quase que numa só posição.
A quantidade a ser dada vária da fome do filhote, perceba que no início eles comem e o alimento passa direto sem ficar no papo, após uns dias você notará que a comida já irá parar no papo e você perceberá, se esta bem alimentado ou não, o papo parece que esta inchado mas não e necessidade de se preocupar por ser um fato normal. As vezes irá notar que o papo fica com um pouco de ar dentro (bolhas de ar), isto também não é problema e resolverá sozinho conforme o alimento vai sendo ingerido.
Quando for alimentar o filhote pela última vez ao dia, esta alimentação necessita de ser a mais completa possível, pois o filhote ira passar um longo período noturno com aquela última alimentação.
Sempre após de fornecer alimentos para os filhotes verifique se suas narinas e bicos estão limpos para evitar que a comida resseque e tampe as narinas do filhote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário